quinta-feira, 4 de abril de 2013

RELATÓRIO: A TRAJETÓRIA DE GARCIA D' ÁVILA NA CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DE SERGIPE NO SÉC.XIX AO SÉC. XVIII.

Parque Histórico e Cultural  Garcia D'Ávila.

No dia 23 de março de 2013, professor dr. Antônio Lindivaldo Sousa levou os alunos das disciplinas Temas de História de Sergipe I e II para uma viagem de estudo no Parque Histórico e Cultural Garcia D'Ávila no qual também está localizada as ruínas da casa castelo dos Ávilas. Saímos de Aracaju as 6 horas tivemos uma parada em Estância para o dejejum e depois seguimos enfrente chegando no local desejado aproximadamente as 8 horas.
De inicio observamos os quadros da entrada do Centro de Visitação, os quadros ilustram a Conquista de Sergipe em 1590, foi uma batalha sangrenta onde morreu varias pessoas índios e não índios.

E o outro quadro tem a imagem do Castelo de Garcia D'Ávila.

Em seguida observamos as amostras de arqueologia histórica e pré-histórica.


Também observamos a maquete do da Casa da Torre, Castelo Garcia D'Ávila. Para podermos ter uma visão de como era antes e como ficou com o passar do tempo.




O professor Dr. Antônio Lindivaldo Sousa ministrou a primeira aula no Centro de Visitação. Onde falou da importância da casa Castelo Garcia D'Ávila para a história da Conquista de Sergipe de 1590. Citou um personagem sertanista baiano que participou da conquista de 1590, Garcez de Carvalho Franco, era um soldado que participa da guerra e morre.
O proposito é pensar nos inquilinos que viveram na Casa Castelo.




O monumento representa uma família que é um marco para a história. É visto como um lugar de memoria.  A casa foi construída primeiramente como fortaleza, o local é propicio com visão para o mar para enxergar os navios que se aproximassem, ampliou-se com seus sucessores. A casa foi abandonada no séc.XIX, quando a família perde o sistema do morgado. Houve um declínio de toda biografia.
O professor Dr. Antônio Lindivaldo Souza deu continuidade na segunda faze da aula embaixo de uma árvore Gameleira com 100 anos.






  • Sítio histórico considerado;
  • Vegetação Mata Atlântica.

Fotos do Castelo Garcia D'Ávila atualmente:





















Fotos da Capela:

Depois das aulas  almoçamos e conhecemos a cidade Mata de São João (BA).

Praça São Francisco, Igreja de Mata de São João (BA).






Nenhum comentário:

Postar um comentário